Os blogs vivem sobretudo da escrita, com o hipertexto a ter particularidades que influenciam o modo como lidamos com as palavras. Desde as regras clássicas de escrita até aos truques dos blogs de sucesso, escolhemos algumas dicas práticas para a escrita em blogs:
Imagem por migs212 em licença CC BY-NC-ND/2
- Escrever conteúdo conciso e curto. Se o post tem 1000 palavras e pode ser escrito em apenas 500, ficará bem mais agradável para os leitores, que têm cada vez menos tempo a perder.
- Evitar o jargão e terminologia profissional, excepto quando se escreve para um nicho de audiência familizarizada com os acrónimos e outras palavras caras da indústria.
- Um tópico para cada parágrafo. Para descrever uma ideia simples, um parágrafo é suficiente. Para ideias mais complexas, escrevam o parágrafo e apenas depois veja se existe a necessidade de subdivisão.
- Coloquem a ênfase da frase no final, onde em contexto correcto dará mais ritmo ao texto. Em lugar de um início de frase intenso, um final bem rematado será uma doce surpresa para o leitor.
- Usar as ligações (hyperlinks) para enriquecer o artigo, dando oportunidade aos leitores que estão em modo de pesquisa para saberem mais sobre um assunto e poderem verificar as fontes indicadas.
- Deixem o post respirar, gravando em rascunho e voltando a revê-lo alguns minutos depois com algum distanciamento, limando as arestas dos parágrafos.
- Usem listas para rápida leitura, tal como acabamos de fazer, de preferência com alguma forma de diferenciação visual entre items como os negritos no início da frase ou espaçamento entre items.
Agora já podes ir escrever um super post!