.mais sobre mim
.links
Sexta-feira, 15 de Janeiro de 2010
Entrevista a Alberta Marques Fernandes, a nossa jurada @ALBERTAMF

Para a nossa 2ª entrevista, tivemos o prazer de colocar algumas perguntas à Alberta Marques Fernandes, jornalista da RTP, presença reconhecida no microblogging em @albertamf e membro do júri dos Super Bock Super Blog Awards.

 

 

@superblogawards O Twitter é uma versão mais curta de blog ou é mais do que isso?

@albertamf Como profissional da Informação ocorre-me a expressão "lead" ou "headline". O Twitter permite,de uma forma muito rápida aceder ao essencial com a possibilidade de

aprofundar a informação através dos links. É uma janela da WEB que concentra a grande maioria das fontes de informação que utilizam o Twitter como "teaser". Enquanto jornalista o Twittter transformou-se numa imprescindível ferramente de trabalho.A actualização da informação está à minha disposição numa única página ,em tempo real, sem

ser necessário procura-la nos múltiplos "sitios" da NET. 

@superblogawards A Alberta teve um dos seus momentos mais marcantes com a plataforma de microblogging no episódio do hamburguer. Que outros casos conhece (em Portugal ou no Estrangeiro) demonstrativos das potencialidades de interacção deste serviço?

@albertamf Pessolmente já vivi pequenos mas importantes momentos de interacção que me marcaram. Retenho o caso de uma jovem internada num hospital cuja melhor amiga queria, naquela noite enviar um beijo para lhe dar força para uma cirurgia. Limitei-ma a fazer RT. Horas depois um enfermeiro entrou no quarto e enviou-lhe um beijo meu ! Ela ficou surpresa e sensibilizada. Há imensos casos destes, de solidariedade pessoal, de utilização desta rede para apoiar um causa, animar um amigo, fazer uma supresa.

Posso também partilhar, agora a nível profissional,que esta rede ,quando solicitada, é de uma tremenda ajuda na preparação do meu trabalho.

Depois há aqueles casos já conhecidos da importancia do twitter como o da revolta do Irão quando a única forma da informação chegar ao estrangeiro era esta.

O Twitter aumentou extraordináriamente a velocidade na transmissão da informação e na sua disseminação a nível global.Por outro lado essa informação surje das fontes tradicionais, os media, as organizações etc e surje agora também através de simples cidadãos cujo acesso à rede é igual.Desta forma, quando algo acontece, o primeiro registo de imagem ,já não é conseguido pelo primeiro orgão de comunicação que chega ao local mas por alguém que no

local certo à hora certa.

 

@superblogawards Já escreveu ou pensou em escrever para um blog ? 

@albertamf Nunca pensei nisso.

 

@superblogawards Qual a pessoa mais famosa que "segue" no Twitter? E qual a pessoa mais famosa que a "segue"?

@albertamf Não sigo pessoas por serem famosas mas sim por considera-las ou interessantes ou divertidas ou que tenham algo novo para me ensinar.Quanto a quem me segue só conheço quem me contacta , não me preocupo em ver quem são os outros.

 

 

@superblogawards A informação em tempo real está a ser uma constante nas nossas vidas. Acha que esta sobrecarga de informação pode prejudicar a nossa capacidade de análise e dissertação, que estava antes mais presente na escrita dos blogs?

@albertamf A velocidade de circulação e o aumento da quantidade da informação disponível colocam novos desafios mas são sobretudo um estimulo para desenvolver critérios mais rigorosos, para apurar a capacidade de selecção e a objectividade.

Por outro lado, o Twitter obriga ao desenvolvimento de uma capacidade de sintese essencial para quem não tem tempo para consumir informação mais aprofundada. Ainda assim: mal de quem se limita a ver a vida em 140 caracteres. Existirão sempre espaços com outra dimensão onde cabem a a análise e a dissertação .

  

@superblogawards Os seus blogs favoritos fora de Portugal, já que não queremos favorecer algum que esteja a concurso ?

@albertamf Confesso que não conheço ,de forma sustentada, a blogosfera internacional por isso prefiro não responder.

 

Os Super Bock Super Blog Awards agradecem a simpatia da Alberta Marques Fernandes, que nos deu a conhecer um pouco melhor a sua forma de ver a macro e micro blogosfera.

publicado por superblogawards às 15:30
link do post | comentar | favorito
.pesquisar
 
.Abril 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
14
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
.arquivos
.tags

. todas as tags

.posts recentes

. O vencedor dos Super Bock...

. 10 blogs populares que ac...

. Os vencedores dos Super B...

. Já visitaram os blogs fin...

. Como exportar um blog?

. Os melhores fotologs

. Os leitores votaram, o jú...

. Como gerir os comentários...

. Estamos quase no final da...

. Entrevista com Maria João...

.Posts mais comentados
blogs SAPO
.subscrever feeds