.mais sobre mim
.links
Quarta-feira, 30 de Dezembro de 2009
A Blogosfera em 2009

Inspirada pela rubrica que Leonel Vicente publica no seu Memória Virtual desde 2003, a Super Bock deixa o seu balanço sobre o ano na blogosfera portuguesa.


2009 anunciava uma quebra na frequência e longevidade dos blogs, muito por culpa de novas plataformas de web social que surgiram, como o Facebook e o Twitter, tendo como exemplo foi a aventura de entrega de um hambúrguer à nossa juri Alberta Marques Fernandes. Mas depois de uma fase inicial, estes serviços vieram afinal provar que são complementares, gerando visitas adicionais aos blogs e servindo de canal adicional para os bloggers comunicarem com os seus leitores.

 


Com os ciclos eleitorais, surgiram novos blogs ligados a candidatos e partidos, que na sua grande maioria estiveram activos apenas durante o período das campanhas, sendo de destacar o “SIMplex”  e o “Jamais”, vindo a culminar a uma coluna de opinião no Diário Económico. Esta ligação da politica com a blogosfera estendeu-se para além dos blogs, com iniciativas como a #Blogconf ou a visita de bloggers às instituições da União Europeia em Bruxelas, a convite do eurodeputado Carlos Coelho.

 

Ficam em eterna memória os bloggers Mário Gamito, fundador do Planet Geek, um dos agregadores de blogs nacionais, que falece em Março (a ler o post do Marco no "Bitaites") e  Jorge Ferreira que deixou de “Tomar Partido” no passado Novembro (a ler no "Delito de Opinião").

 

Encerram alguns blogs de referência como o “Atlantico”, e o Tecnopolis do João Pedro Pereira, com algumas reinvenções na forma de estar presente, como o modelo de negócio freemium proposto pelo Miguel Caetano para o seu "Remixtures".

 



Em termos de celebrações destacam-se os 10 anos do Macacos do Pedro Couto e Santos, o blog mais antigo em actividade em Portugal, e a festa a 25 de Novembro do "31 da Armada". Quanto a polémicas, destacam-se as reacções ao de plágio dos trabalhos da Rosa Pomar no seu "Ervilha Cor-de-Rosa", as reacções ao video da Maité Proença e anúncio do Pingo Doce e a polémica da não renovação de contrato de Daniel Luis, autor do “Dissidências”, por alegadamente não ter encerrado o blogue.
 
A blogosfera e comunidade web portuguesa juntou-se para apoiar  Luís Monteiro e o seu “Rumo Antárctica”, que lhe valeu o prémio de acompanhar uma expedição à Antárctida na qualidade de blogger oficial da Quark Expeditions. Outro exemplo de uso de blogs para colaboração veio do “Educação do Meu Umbigo” serviu de plataforma de organização para a classe dos professores.

Para 2010 espera-se o reforço da importância da blogoesfera na Internet em Portugal de que é prova o 4º lugar dos Blogs do Sapo no ranking Netscope de audiências, e uma cada vez maior integração dos blogs com outros serviços de web social.

 

E ficam os votos de super posts em 2010, por parte da Super Bock. Até para o ano ! 

publicado por superblogawards às 14:46
link do post | comentar | favorito
.pesquisar
 
.Abril 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
14
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
.arquivos
.tags

. todas as tags

.posts recentes

. O vencedor dos Super Bock...

. 10 blogs populares que ac...

. Os vencedores dos Super B...

. Já visitaram os blogs fin...

. Como exportar um blog?

. Os melhores fotologs

. Os leitores votaram, o jú...

. Como gerir os comentários...

. Estamos quase no final da...

. Entrevista com Maria João...

.Posts mais comentados
blogs SAPO
.subscrever feeds