.mais sobre mim
.links
Quinta-feira, 3 de Dezembro de 2009
Dicas práticas para um blogger

Para quem está a começar ou mesmo para aqueles que já blogam há algum tempo, mas que precisam de dar nova vida ao seu blog, aqui ficam algumas ideias que ajudam no dia-a-dia:

 

Foto de Michael Borkowsky, sob licença Creative Commons

Guarda alguns rascunhos prontos a publicar

Aproveita os assuntos intemporais que interessem aos leitores e guarda-os em rascunho, adiando a publicação para quando não te lembrares de nada para blogar. O rascunho pode ter apenas ligações de referência para o assunto, ou estar quase completo o artigo, à espera da ilustração ideal ou de uma melhoria na formatação.
As plataformas de blogging mais usadas permitem definir este estado do post, mas podes sempre guardar estes rascunhos num editor de texto ou até num bloco de notas.

Uma imagem vale por mil palavras

O importante continua a ser o conteúdo escrito, mas se puderes escolher uma imagem interessante para o cabeçalho do post, vais consegues atraír mais facilmente a atenção dos teus leitores. Um recurso que podes usar é a pesquisa por Creative Commons, que te permite usar imagens isentas de direitos comerciais: http://search.creativecommons.org/

Tags (ou etiquetas)

A web vive cada vez mais desta capacidade de organizar dados, e os tags vieram ajudar à criação de uma nova web semântica. Ao usares tags, estás a tornar mais fácil que outras pessoas encontrem os assuntos sobre quais escreves.
Evita usar tags demasiados longos, mas usa palavras descritivas do conteúdo do post.

Leva os posts para fora do blog

Passa por email aos teus amigos, partilha no Twitter e Facebook ou activa a funcionalidade RSS para que possam chegar ao teu conteúdo de outras formas.

Cria o teu ícone

Um imagem com o teu nome, uma mascote ou um símbolo que possam ser adaptados para ícone (ou avatar) ajudam a identificar-te noutros serviços web, como por exemplo, a imagem que usas em comentários de outros blogs. Assim, quando virem essa imagem vão lembrar-se do teu blog e quem sabe até visitá-lo.

Usa a ligação, Luke

Sempre que relevante, cria ligações no corpo do texto quando mencionares outros sites ou blogs. Os outros bloggers vão apreciar a referência e tu estás a oferecer mais contexto a quem lê. Na maior parte das plataformas, é aquele ícone com cadeado presente na barra de ferramentas do editor de texto avançado.

 

E claro, super posts !

 

publicado por superblogawards às 22:19
link do post | comentar | favorito
1 comentário:
De Bruno Silva a 14 de Dezembro de 2009 às 21:27
Olá Super !

Acho que deveria ser adicionado a compatibilidade dos nossos blogs aos Browsers mais recentes.

Por exemplo temos tags para a compatibilidade de um Blog com o Google Chrome e o Internet Explorer 8.

O meu Blog foi inteiramente desenhado para todos os Browsers , e não me esqueci da compatibilidade a 100% com o Internet Explorer 8, algo que vai dar que falar e que em breve será reconhecido publicamente pela Microsoft Portugal.

Certo estou a falar do meu caso, mas espero que sirva de exemplo, pois os RSS podem ser transformados em agradáveis WebSlices , cada vez mais utilizado na Web .

Abraço, e obrigado por esta oportunidade, na qual participo só por desporto! E para dar a conhecer a Super Bock aos estrangeiros que me visitam, e que se um dia vierem a Portugal se lembrem dela!

Comentar post

.pesquisar
 
.Abril 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
14
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
.arquivos
.tags

. todas as tags

.posts recentes

. O vencedor dos Super Bock...

. 10 blogs populares que ac...

. Os vencedores dos Super B...

. Já visitaram os blogs fin...

. Como exportar um blog?

. Os melhores fotologs

. Os leitores votaram, o jú...

. Como gerir os comentários...

. Estamos quase no final da...

. Entrevista com Maria João...

.Posts mais comentados
blogs SAPO
.subscrever feeds