.mais sobre mim
.links
Segunda-feira, 22 de Março de 2010
Como gerir os comentários no blog

A responsabilidade de ter um blog não se limita apenas a publicar conteúdo de forma regular. Existem tarefas adicionais de manutenção como melhorar o design ou moderar os comentários colocados pelos leitores.

 

O autor do blog vedar a possibilidade de utilizadores comentarem os seus posts ou limitar os comentários a utilizadores registados, como forma de garantir a qualidade da interacção. Contudo, o que ganha em controlo perde em facilidade de participação e interesse espontâneo.

Hoje em dia a maior parte dos blogs procura assegurar que os comentários são feitos por pessoas reais, implementando mecanismos de validação nos formulários de resposta, sendo um dos sistemas mais conhecidos o ReCaptcha, também disponível para blog na forma de plugin.

 

 

Este tipo de soluções pode ser eficaz para combater o spam nos blogs, mas continua a existir o trabalho de gerir os comentários válidos que pode ir desde a resposta a leitores até á eliminação de comentários fora do aceitável. Na maior parte dos casos, esta moderação é uma questão de bom senso, mas para as ocasiões particulares os Super Bock Super Blog Awards deixam-te algumas dicas.

 

Termos de uso

Para um blog com muitos comentários, a melhor opção é criar uma página onde são colocadas as indicações sobre o tipo e forma de comentários aceites e como é feita a moderação, de modo a que todos os leitores fiquem com as mesmas expectativas. Em muitos publicações online estes termos de uso são reforçados por um curto texto introdutório antes do formulário de resposta.

 

Responder de modo tranquilo

Os comentários negativos por vezes provocam uma reacção "a quente", que deve a todo o custo ser evitada. É importante elaborar uma argumentação correcta, de modo a que a qualidade do discurso se eleve e não deslize para ataques pessoais.

 

Agradecer os comentários

À semelhança do mundo físico, no mundo online também fica bem agradecer quando nos dão sugestões, opiniões e comentários que enriquecem a nossa experiência. Ao reconhecer um comentário que acrescenta valor a um post ou discussão, o autor do blog só ganha ao agradecer o mesmo.

 

Qualificar os comentários

Caso a plataforma de blogging o permita, incluir formas de qualificar os comentários (karma). Este tipo de sistema permite que os outros leitores ajudem no esforço de moderação dos comentários.

 

Indicar as remoções

Ao invés de apagar um comentário na totalidade, pode optar por remover apenas o conteúdo (editando o comentário), deixando um sinal claro de quem foi o autor para que os restantes leitores possam ficar a saber. Pode igualmente ser enviado um email a quem fez esse comentário, indicando o motivo para a sua remoção.

 

Paciência com os trolls

Trolls é a alcunha dada a utilizadores que escrevem comentários destinados a criar polémica, fora de tópico e com o objectivo de provocar reacções emocionais no autor ou leitores. Este tipo de prática é mais comum nos fóruns mas existe igualmente nos blogs, normalmente na forma de utilizadores anónimos que se dedicam a sabotar de forma repetitiva as discussões do mesmo blog, muitas vezes na forma de ataques pessoais ao autor.

A forma mais directa de evitar este tipo de comportamentos é banir o utilizador, através do seu endereço de email ou endereço de IP de onde este publica os comentários.

Não sendo possível, há que compreender a motivação deste tipo de atitudes: são pessoas que abusam do anonimato pela negativa, têm dificuldade em elaborar argumentos (é-lhes mais fácil dizer palavrões e insultar), e alimentam-se dos pequenos pormenores em vez das questões realmente importantes.

Na eventualidade deste tipo de comportamentos ocorrer, a melhor atitude é comportar-se como se o troll fosse uma pessoa real, forçando-o a sair do anonimato. Evite o mesmo tipo de argumentação e linguagem, e foque-se no assunto em discussão e não nas pessoas ou detalhes periféricos. E tenha muita paciência pois um troll é a versão internet de uma criança mimada, que só quer que a ouçam a ela exclusivamente.

 

Estimular a discussão

Nem todos os posts recebem comentários, mas aqueles que geram interesse suficiente podem e devem ser alimentados pelo autor, incluíndo novas informações ou esclarecendo pontos de vista, dando oportunidade ao leitores de participarem com as suas respostas. É assim que se criam os casos em que os comentários finais são mais interessantes que o proprio post.

 

 

 

 

publicado por superblogawards às 14:21
link do post | comentar | favorito
.pesquisar
 
.Abril 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
14
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
.arquivos
.tags

. todas as tags

.posts recentes

. O vencedor dos Super Bock...

. 10 blogs populares que ac...

. Os vencedores dos Super B...

. Já visitaram os blogs fin...

. Como exportar um blog?

. Os melhores fotologs

. Os leitores votaram, o jú...

. Como gerir os comentários...

. Estamos quase no final da...

. Entrevista com Maria João...

.Posts mais comentados
blogs SAPO
.subscrever feeds