.mais sobre mim
.links
Quarta-feira, 17 de Março de 2010
Entrevista com Maria João Nogueira

SBBA: Em 2008, participaste nas Conversas Unicer, em 2009 estás como jurada no Super Bock Super Blog Awards. Que outro tipo de iniciativas achas que as empresas podem realizar junto da web social?  

MJN: Acho que tem sido manifesto o interesse de algumas empresas nesta área, embora as iniciativas sejam ainda embrionárias. Seria desejável que as empresas aprendessem que este é um novo meio, com diferenças substanciais em relação aos outros. As empresas estão habituadas a comunicar numa só direcção, e estes novos meios mudam esse paradigma. Seria interessante ver as empresas a usarem esta ferramenta sem cair nos métodos usados para anunciarem noutro meios. Aqui, para além de falar, a empresa também tem de ouvir e de responder, e se não o fizer de forma inteligente, pode cometer erros difíceis de reverter. Na televisão, na rádio, até na imprensa, a comunicação é efémera, aqui, nem por isso.

 

 

 

SBBA: Mais de 1600 inscrições em cerca de 3 meses nesta 2ª edição, é caso para dizer que "o anúncio da morte da blogosfera foi claramente exagerado"?

MJN: O anúncio da morte da Blogosfera foi claramente exagerado, obviamente, mas creio que esta edição poderia motivar ainda mais participações e inscrições. 1600 blogs inscritos são uma gota de água no oceano da blogosfera nacional. Talvez repensar a forma de registo e de participação possa ter resultados muito positivos na próxima edição.

 

SBBA: Os blogs do Sapo são um exemplo de como se consegue combater gigantes como Google ou Microsoft num pequeno país. Quais as razões principais desta plataforma de blogs ser um dos principais destinos dos internautas em Portugal ?

MJN: Não pretendemos concorrer com gigantes, pretendemos fazer o nosso trabalho, produzir e manter uma plataforma de qualidade, dar destaque aos conteúdos alojados na nossa plataforma e ter um serviço o mais personalizado possível. Não é à toa que o Blog oficial dos Blogs do SAPO é um espaço de debate, onde são bem-vindas as críticas e as sugestões e os pedidos de ajuda. Os comentários nem sequer são moderados :) Mas, seja como for, não reduzo a blogosfera aos Blogs do SAPO. A blogosfera (que por sinal é uma palavra que detesto) é o conjunto de todos os blogs, independentemente da plataforma em que estão alojados. Não são as plataformas que fazem os Blogs, são os Blogs que fazem as plataforma :)

 

 

SBBA: Podes explicar melhor o teu conceito das "várias blogosferas em Portugal" ?

MJN: A blogosfera com mais visibilidade na comunicação social tradicional é a de intervenção política e social, muita vezes reduz-se toda a blogosfera a uma parcela reduzida dessa blogosfera não se dando tanta atenção ou visibilidade a outras blogosferas que não se debruçam sobre a política e o dia-a-dia noticioso. Se desaparecessem os blogs políticos, o ponteiro não mexeria (ou mexeria muito pouco).

 

SBBA: Como é o dia-a-dia da equipa de blogs do Sapo, que tem feito um excelente trabalho de suporte à comunidade de blogs portugueses ?

MJN: Os nossos dias nunca são iguais. Somos poucos, entre técnicos, designers e gestão de produto. Muita atenção ao blog oficial para respondermos o mais rapidamente possível, visitar blogs, muitos blogs, para conhecer mais e melhor do que se vai fazendo (e não só blogs alojados na plataforma do SAPO), ver o que andam a fazer as plataformas da concorrência, pensar em novas funcionalidades, desenvolvê-las, testá-las, fazer novos templates, resolver eventuais bugs, ir a escolas explicar o que é e como funcionam os Blogs, há sempre muito que fazer, por sermos tão poucos :)

 

 

SBBA: A tua ligação à blogosfera e ao universo Internet em Portugal, dá-te uma aura de matriarca, com muitas histórias para contar. Nestes teus anos de experiência com a web em Portugal, e em particular com os blogs do Sapo, existe alguma história inspiradora que queiras partilhar sobre o papel deste novo meio na vida das pessoas?

MJN: Tenho muitas histórias, a grande maioria não posso contá-las, porque essa coisa do segredo profissional não se aplica só a determinadas actividades. Digamos que, às vezes, nos bastidores da blogosfera, há episódios animados :) Confesso que as histórias que mais me tocam são aquelas que põem as pessoas a fazer coisas, a serem solidárias. O caso da Marta que precisava de um dador de medula é um bom exemplo, e há mais, mas com desfechos menos felizes, pelo que prefiro deixar um exemplo com final feliz. Mas não só não tenho aura, como não sou matriarca, a não ser em casa, para o meu filho :)

 

SBBA: Algum blog não português que queiras destacar ou que leias frequentemente?

MJN: Leio muitos blogs, portugueses e sem ser portugueses, e alguns portugueses que não escrevem em português :) Não leio apenas blogs relacionados com trabalho, os blogs, para além do profissional, servem para me informar e para me divertir :)Em espanhol leio o imprescindível Enrique Dans, em inglês leio (ou consumo, será mais apropriado) o Fail Blog, o Attic 24, o Belle de Jour e o Post Secret só para dar alguns exemplos menos óbvios.

 

publicado por superblogawards às 18:29
link do post | comentar | favorito
.pesquisar
 
.Abril 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
14
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
.arquivos
.tags

. todas as tags

.posts recentes

. O vencedor dos Super Bock...

. 10 blogs populares que ac...

. Os vencedores dos Super B...

. Já visitaram os blogs fin...

. Como exportar um blog?

. Os melhores fotologs

. Os leitores votaram, o jú...

. Como gerir os comentários...

. Estamos quase no final da...

. Entrevista com Maria João...

.Posts mais comentados
blogs SAPO
.subscrever feeds