.mais sobre mim
.links
Segunda-feira, 8 de Março de 2010
Estatísticas para o teu blog

Um impulso quase incontrolável, após um blog começar a receber alguns comentários, é instalar um serviço ou aplicação que permita recolher e analisar estatísticas. E o que surge ao início como uma curiosidade, acaba por depois ser quase compulsivo, ao visitarmos regularmente a página de estatísticas e vermos se subimos uma dezenas de visitas desde o mês passado.

 

Se não podemos vencer esta tentação, então o melhor é saber quais as escolhas que podemos ter para as estatísticas do nosso blog, tendo os Super Bock Super Blog Awards algumas recomendações que podes aproveitar:

 

Google Analytics: este serviço do Google mostra-te quase tudo o que precisas de saber, desde o número de visitantes únicos até quais as palavras que levaram os utilizadores até ao teu blog a partir dos motores de pesquisa.

 

 

Sitemeter: um dos mais antigos serviços de estatísticas para blogs, com o seu popular contador, permite na sua versão gratuita teres acesso aos dados essenciais acerca do teu blog.

 

Statcounter: semelhante ao Sitemeter, este counter permite-te o acesso em tempo real ao que se está a passar no teu site.

 

Feedburner: não são estatísticas sobre o blog em si, mas antes sobre as subscrições por RSS. Permitem um controlo avançado sobre a sindicação do conteúdo do blog, com funcionalidades como o SmartFeed (compatibilidade com leitores de notícias), o contador de subscrições ou a newsletter por email.

 

 

GetClicky: este serviço de estatísticas avançadas permite igualmente o acesso em tempo real ao que se está a passar no teu blog, adicionando funcionalidades como a integração com o Twitter, acompanhamento do percurso do visitante e outros dados em tempo real.

 

 

Woopra: para os fanáticos por dados, dêem uma olhada neste serviço que visualiza em tempo real a maioria das interacções de um utilizador com um site.

 

Para a maior parte destes serviços precisas de ter acesso à editação do template do blog, de modo a incluir o código de estatística, sendo que algumas plataformas disponibilizam plugins que tornam o processo de configuração mais fácil.

 

Depois das estatísticas estarem activas, podes descobrir padrões bem interessantes sobre as pessoas que visitam o teu blog e tirar ideias para novos super posts.

 

publicado por superblogawards às 16:46
link do post | comentar | favorito
1 comentário:
De Como Criar um Blog a 4 de Abril de 2010 às 19:30
Eu utilizo o AWStats que é muito simples mas vou instalar o Google Analytics! Bom artigo!

Comentar post

.pesquisar
 
.Abril 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
14
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
.arquivos
.tags

. todas as tags

.posts recentes

. O vencedor dos Super Bock...

. 10 blogs populares que ac...

. Os vencedores dos Super B...

. Já visitaram os blogs fin...

. Como exportar um blog?

. Os melhores fotologs

. Os leitores votaram, o jú...

. Como gerir os comentários...

. Estamos quase no final da...

. Entrevista com Maria João...

.Posts mais comentados
blogs SAPO
.subscrever feeds